NotíciasPower News

Resumo – Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2018

Este ano a sede do Campeonato Brasileiro de Mountain bike XCO, que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho, foi em Parelheiros, zona sul de São Paulo, o principal evento nacional de XCO válido pelo ranking da UCI.

O percurso fica localizado próximo ao abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco, conhecido popularmente entre os ciclistas como Lar. O Lar é a razão pelo qual o percurso existe. Os fundadores do abrigo, os ciclistas Ricardo Cocuzzi e Selma Cocuzzi, têm o ciclismo como principal meio de ajudar as crianças em sua relação com o esporte. A pista construída “no quintal” do abrigo teve ajuda do ciclista de elite Luiz Cocuzzi que desenvolveu um circuito extremamente técnico.

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO (cross country olímpico) este ano teve um circuito de 4,5km muito desafiador com um Rock Garden construído para impor medo, com poucos pontos de ultrapassagem, saltos, pontes e subidas íngremes. Um circuito bastante técnico e travado com baixa velocidade média.

O vencedor da categoria Elite Masculina, foi o número 2 do mundo Henrique Avancini, da equipe Cannondale Factory Racing. Avancini fez o percurso completo em 1 hora 26 minutos e 51 segundos. Deixando a segunda posição para o jovem José Gabriel de 22 anos, que fez o percurso em 1 hora 27 minutos e 54 segundos. Na terceira posição ficou Guilherme Muller, com o tempo de 1 hora 29 minutos e 4 segundos.

Foto de Luiz Claudio Antunes/CBC

 

Um dos grandes favoritos por correr em casa, Luiz Cocuzzi, largou muito bem, chegou a dividir a primeira colocação com Avancini por algumas voltas, mas teve problemas com a corrente de sua bike e terminou a prova em 5º.

Jaqueline Mourão no Campeonato brasileiro de MTB XCO 2018

Foto de Luiz Claudio Antunes/CBC

A Elite feminina foi marcada pela volta da experiente já consagrada no esporte, Jaqueline Mourão, que ficou quase 10 anos fora das pistas por se dedicar ao ski. Ela voltou com tudo e levou a primeira colocação para casa nesse domingo. A segunda colocação ficou com Raiza Goulão, que sofreu uma lesão no joelho em treinamentos para Copa do mundo em Val di Sole, Raiza deu o volta por cima e conseguiu subir no pódio no segundo lugar. O terceiro lugar ficou com Letícia Jaqueline da Equipe Audax FSA OBC.

Confira os campeões das demais categorias:

1º lugar categoria Infanto-juvenil – Lazaro Moreira.
1º lugar categoria juvenil – Alex Malacarne
1º lugar categoria Masters A1 – Danilo Henrique
1º lugar categoria Masters A2 – Marcelo Manoel
1º lugar categoria Masters B1 – Marconi Ribeiro
1º lugar categoria Masters B2 – Gustavo Jorge
1º lugar categoria Masters C1 – Welington Aquino
1º lugar categoria Masters C2 – Ricardo Machado
1º lugar categoria Masters D1 – Dilermano Melo
1º lugar categoria Masters D2 – Hélio Vilela

Share:

Deixar uma resposta