Guru do PedalMecânica

O que você precisa saber após comprar uma Specialized nova!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A SUA BIKE E A GARANTIA

Parabéns pela aquisição da sua nova Specialized!

Essas dicas para cuidar melhor do seu equipamento e entender até onde se estende a cobertura de garantia dos principais pontos referentes aos cuidados com sua nova bike, não substitui o conteúdo do Manual do Proprietário Original (MPO), que deve ser lido e entendido com atenção.

Comparada com um carro ou uma moto, a bicicleta foi construída com foco em redução de peso, pois o “motor” humano tem baixa potência e quanto menos massa tiver que empurrar ou carregar, melhor. Isso limita a quantidade ou tipo de material escolhido para fabricar o quadro e componentes, de maneira geral prevalecendo o desempenho sobre a durabilidade.

Bikes mais caras e sofisticadas, por outro lado, podem durar menos do que as mais econômicas, porque foram desenvolvidas com o foco em máximo desempenho e baixo peso, podendo comprometer sua durabilidade.

1) Como limpar sua bike?

Esguicho com baixa pressão, de cima para baixo (como a chuva), detergente neutro, esponja nas partes pintadas e polidas, escova para as superfícies menos delicadas. Secar com pano absorvente e lubrificar a corrente com lubrificante adequado e as articulações dos componentes (câmbios, manetes, etc.) com óleo penetrante. Existem produtos que facilitam esse processo, pergunte ao nosso time de vendas ou oficina.

2) Como remover e recolocar a roda dianteira?

2.1 – Com blocagem convencional

Instalar e remover as rodas da sua bike é mais fácil do que você imagina.

Tradicionalmente as bikes de qualidade usam blocagens para fixar as rodas e elas não são um parafuso e “borboleta”. A alavanca funciona para comprimir o sistema e fixar a roda, e a sua pressão de fechamento é ajustada apertando ou soltando a porca em uma das extremidades.

Insira a roda corretamente (o próprio peso da bike a coloca no local certo) com a blocagem solta. Ajuste a tensão da blocagem, segurando a alavanca de pressão na horizontal e apertando a porca até sentir resistência. Teste a pressão da alavanca. Se estiver muito leve, aperte um pouco mais a porca e teste novamente. A alavanca deve oferecer uma resistência razoável e deixar uma marca na palma da mão. Inspecione visualmente se a roda não está mal posicionada (inclinada para um dos lados) e teste o funcionamento suspendendo a roda do chão e verificando se gira sem restrições.

2.2 – Com eixo passante

Esse sistema utiliza uma parte do garfo para acomodar a rosca do eixo da blocagem. Não há porca separada como no sistema convencional.

Simplesmente insira o eixo no orifício do eixo do cubo, encontre a rosca do lado oposto e rosqueie girando no sentido horário até firmar (sem colocar muita força). Quando estiver rosqueado, dependendo do sistema, feche a alavanca principal no sentido da roda. Esse sistema é muito utilizado na roda dianteira e em alguns modelos, na roda traseira também.

3) Lidando com o freio         

Para bikes com freio no aro, deve-se ter uma atenção especial à liberação das sapatas de freio e a religação das mesmas. Teste girando a roda antes de sair para pedalar. Se notar algo fora do comum, revise ou consulte-nos.


Se a sua bike tiver freios a disco NÃO toque com os seus dedos no disco.

A gordura da pele deixada no disco pode contaminar as pastilhas de freio. E além disso não se deve apertar o manete de freio sem o disco no lugar. As pastilhas irão se deslocar a ponto de bloquear o espaço ocupado pelo disco, dificultando, ou mesmo, impossibilitando o encaixe da roda. Se isso acontecer, insira uma chave de fenda limpa e desengordurada com lâmina larga ou uma ferramenta adequada e separe as pastilhas, empurrando-as de volta para dentro da pinça de freio, abrindo espaço novamente para inserir o disco. Se preferir, pode colocar um espaçador plástico entre as pastilhas para evitar que isso aconteça. Ele vem junto com seu kit de manuais e peças da bike. Se não tiver um desses, peça para um de nossos vendedores ou mecânicos.

4) Suspensões

Os intervalos sugeridos para manutenção seguem abaixo:

Checar pressão Garfo – 1x por mês Amortecedor – 1x por mês
Intervalos de Serviço 50 horas de uso 100 horas de uso
Garfo Desmontar as canelas, limpar, inspecionar vedações e buchas e substituir os lubrificantes Além do serviço de 50 horas, é feita uma revisão nos sistemas de mola e amortecimento, troca de reparos e lubrificante
Amortecedor traseiro Desmontar a câmara de ar, limpar, inspecionar vedações e buchas e re lubrificar adequadamente Além do serviço de 50 horas, é feita uma revisão completa no cilindro e válvulas de amortecimento, reparos e lubrificante substituídos
Balança e rolamentos Desmontagem, limpeza e lubrificação Desmontagem, limpeza e lubrificação com possível troca de rolamentos

Efetuando as manutenções no prazo correto você aproveita o perfeito funcionamento das suspensões, garante sua durabilidade e cobertura na garantia. Os serviços mais complexos (100 horas) levam cerca de 7-14 dias para serem concluídos por serem feitos por terceiros. Programe-se e agende o serviço para evitar ficar sem sua bike.

5) FAÇA E NÃO FAÇA

um resumo do que deve e o que não deve ser feito na bike

FAÇA:

  • Em componentes e quadros de carbono, o uso de um torquímetro é fundamental;
  • Lubrifique a corrente quando estiver seca com lubrificante adequado;
  • Uma corrente “expirada” desgasta as engrenagens (Coroas e pinhões), impedindo que elas funcionem com uma corrente nova. Em geral, correntes de estrada duram entre 3000 – 3500 km e de MTB (mountain bike – bike de montanha) utilizada com frequência na terra, entre 1000-1200 km;
  • Mantenha baterias carregadas ou substitua as pilhas dos seus acessórios;
  • Inspecione suportes de garrafa quanto a trincos e deformidades e substitua. Nada pior que um suporte quebrado no meio de uma pedalada;
  • Troque seu guidão a cada 2 anos ou imediatamente após um acidente  sério, onde ele tenha sofrido algum impacto significativo;
  • Lubrifique com graxa os parafusos em geral, eixos de blocagem e roscas de pedais. Alguns parafusos devem ser instalados com um pingo de liquido trava rosca – os dos rotores de disco e os das polias de câmbio. Se usar um bagageiro, use trava roscas nos seus parafusos também;
  • Limpe ao redor de vedações de componentes telescópicos – garfo, amortecedor a ar, canote com ajuste de altura.  Remova sempre a poeira/lama acumulada com uma escova macia ou pincel e quando estiver limpo, pingue algumas gotas de óleo ao redor e movimente para ajudar na penetração e remoção de resíduos;
  • Se você usa pneus sem câmaras com selante e não houver ocorrido nenhum furo durante 3 meses, agite a roda e veja se há barulho de líquido dentro. Caso não escute nenhum barulho, inspecione os pneus por dentro para ver se há necessidade de completar o nível do selante;
  • Ao sair para um pedal na estrada, informe-se para saber se deve levar uma ou duas câmaras reserva (certifique-se de levar a câmara com o tipo e comprimento de válvula compatível com seu aro). O acostamento de algumas estradas é muito sujo com detritos como: vidro estilhaçado, fragmentos de malha de arame, cacos de telha e outros invasores que conseguem furar até os pneus mais resistentes.
  • Calibre os pneus a cada 2 dias. Para acertar a pressão, leve em consideração o seu peso, terreno e estilo de condução. Como ponto de partida use os seguintes parâmetros:
MTB 26 ou 27.5 x 2.1:
com câmara – dianteiro – 30 a 38 / traseiro – 35 a 45 libras
sem câmara – dianteiro – 24 a 30 / traseiro – 28 a 36 libras
pneus com maior volume (2.3 ou mais) operam com cerca de 10% a menos de pressão
MTB 29 x 2.1:
com câmara – dianteiro – 28 a 35 / traseiro – 31 a 39 libras
sem câmara – dianteiro – 22 a 28  / traseiro – 25 a 32 libras
pneus com maior volume (2.3 ou mais) operam com cerca de 10% a menos de pressão
Híbrida 700 x 38
com câmara – dianteiro – 44 a 55 / traseiro – 48 a 60 libras
Estrada 700×25
com câmara – dianteiro – 85 a 110 / traseiro – 94 a 120 libras
Estrada 700×30
com câmara – dianteiro – 60 a 75 / traseiro – 67 a 84 libras

Faixa de pressão recomendada para ciclistas entre 60 e 80kg. Ajuste de acordo com o seu peso, colocando mais ou menos pressão nos pneus. Estilos mais agressivos de condução requerem mais pressão. Esses são apenas pontos de partida e a experiência lhe permitirá testar valores diferentes.

NÃO FAÇA:

  • Limpar a bike com solvente, gasolina, diesel;
  • Lavar a bike com mangueira de pressão. Se não tiver alternativa, esguiche de cima para baixo e não direcione o jato sobre rolamentos e articulações;
  • Lubrificar a corrente com óleo desengripante em spray (WD, M1, etc.);
  • Deitar a bike sobre o cambio traseiro;
  • Tocar os discos com os dedos ou deixar que qualquer substancia gordurosa atinja sua superfície;
  • Reapertar parafusos de fixação de componentes de carbono ou em quadros de carbono sem utilizar um torquímetro;
  • Aplicar graxa comum em um canote de carbono, no seu ponto de inserção do quadro. O correto é usar uma pasta abrasiva especial;
  • Apertar um manete de freio hidráulico na ausência do disco ou espaçador.
  • Utilizar um canote de selim com menos de 12cm inseridos no quadro (respeite a linha ou marca de inserção mínima gravada na peça).

6) GARANTIA DA BICICLETA

Se algo fora do normal acontecer na sua bike, seja com os componentes, quadro ou pintura, entre em contato com a loja que você adquiriu sua bicicleta.

Essa é a orientação da Specialized. As lojas normalmente estão muito bem preparadas para atender e cuidar do pós venda. Será necessário apresentar a nota fiscal para a abertura de um processo junto a eles.

Aberto o processo de análise do produto em questão, o tempo de resposta varia entre 48 e 72 horas. 

VITALÍCIA PARA:

  • Bicicleta original. Sem nenhuma alteração de cor, peças ou dono.

UM ANO PARA:

  • Pontos de fixação das suspensões, peças relacionadas com as suspensões (incluindo os pontos de rotação, arruelas, suspensões dianteiras, suspensões traseiras, rabeiras inferiores e rabeiras superiores, balanças de suspensão traseira, parafusos e porcas).
  • Pintura, acabamentos e outros componentes que fazem parte da bicicleta completa ou conjunto de quadro como selim, suspensão dianteira, rodas, transmissão, freios, canote, canote Command Post, guidão, mesa, cesto, bagageiro, ou qualquer outra peça relacionada com as suspensões e componentes.

5 ANOS PARA:

  • Rabeiras inferiores e rabeiras superiores estão cobertos por um período de 5 (cinco) anos a partir da data da Nota Fiscal original em todas as bicicletas e conjuntos de quadro e garfo vendidos novos depois de 2008 – válido apenas para o Primeiro Proprietário.

Podem haver componentes montados em determinados modelos com garantia de 2 anos. Essa garantia será processada junto ao representante da marca no Brasil. Na ausência de um representante oficial no país, a Specialized se responsabilizará pela garantia dentro do prazo de (1) ano.

ITENS NÃO COBERTOS:

  • Desgaste natural devido ao uso;
  • Corrosão;
  • Danos ou Quebras devido a acidentes, colisões, embates, má utilização, abuso na utilização;
  • Negligência sobre o produto;
  • Montagem e instalação incorreta;
  • Alteração ou instalação de componentes inapropriados, peças e acessórios que não estão integrados e alinhados com a bicicleta originalmente vendido;
  • Produtos Specialized não genuínos incluindo sem qualquer limitação falsificações de Produtos Specialized;
  • Bicicletas Specialized USADAS compradas a partir de uma Loja Specialized Autorizada;

As peças sujeitas a desgaste natural devido a uso:

  • Retentores, arruelas, parafusos e porcas
  • O-Rings de retenção e arruelas de espuma do garfo
  • Arruelas de ajuste
  • Peças sujeitas a movimento em borracha
  • Arruelas e parafusos de montagem da suspensão traseira e seus retentores
  • Tratamentos anti-frição das suspensões dianteiras e traseiras
  • Pneus e câmaras
  • Arruelas indicadoras de fim de curso externas e internas
  • Páralamas e protetores de corrente
  • Pastilhas de freio
  • Corrente, cassete e pinhões avulsos
  • Conduites e terminais de trocadores e freios
  • Manoplas e fitas de guidão
  • Câmbios dianteiro e traseiro (as pequenas partes)
  • Discos de frenagem
  • Pista de freio nos aros
  • Rolamentos e pistas para rolamentos
  • Núcleos, Freehubs e macaquinhos da catraca traseira
  • Raios e niples
  • Almofadas de reposição dos clips
  • Ferramentas
  • Selim
  • Acessórios de hidratação

ESSE RESUMO DA GARANTIA NÃO SUBSTITUI O TEXTO COMPLETO DA POLÍTICA DE GARANTIA QUE VOCÊ DEVE CONSULTAR NO LINK: 

http://service.specialized.com/collateral/ownersguide/new/assets/pdf/Apostila-Garantia-BR.pdf

Contatos: E-mail: posvenda@pedalpower.com.br   –  (11) 3040-4800

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