Guru do PedalTreino

Quem tá na chuva é pra pedalar

Com certeza você já ouviu esse ditado popular, mas eu como Guru tenho o dever de te fazer recordar dele. Muitos me questionam se é indicado, se danifica a bike, é mais perigoso?

Sim, o risco aumenta, mas se seguir as dicas abaixo verá que pedalar na chuva não é um bicho de sete cabeças. Você não deve deixar de sair para aquele role só porque está chovendo, porém é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes ou danos aos componentes de sua magrela.

Primeiro avalie a quantidade de chuva. Se você vê os pingos claramente, o nível de tolerância que terá de exercitar será maior além de se molhar mais. Quando a chuva é pouco visível, do tipo garoa bem fina, você conseguirá pedalar por bastante tempo com pouca chateação. Outro ponto importante é a temperatura – chuva e frio são é mais difícil de tolerar do que chuva e temperatura amena.

Aumente sua visibilidade
Utilize roupas com cores claras e chamativas e boas luzes dianteiras e traseiras. Isso aumenta sua visibilidade junto aos motoristas e pedestres.

Equilibre a umidade e temperatura do corpo
Roupas com tecidos respiráveis e resistentes a água te ajudarão nessa missão. Existem tecidos com mais proteção à água e menos ventilação e tecidos com mais ventilação e menos impermeabilidade. Encontre o equilibro perfeito para você.

Quando a temperatura é alta, pode ser melhor pedalar sem capa e a manter no bolso para usar somente quando o termômetro baixar, ou em uma condição onde a roupa está muito úmida e é preciso enfrentar uma descida ou vento forte. Use luvas para aumentar a pegada e evitar calos.

Menos pressão nos pneus
Quando o pneu está muito cheio derrapa com mais facilidade, diminuir em 10-15% a pressão faz com que o pneu tenha maior aderência ao solo. Se pedalar com frequência na chuva for inevitável, procure adquirir pneus mais robustos e com composto adequado ao piso molhado. Além de maior aderência previne furos que em época de chuva são tem mais incidência devido a sujeiras que se acumulam na pista.

Creme anti atrito
A pele fica mais sensível a assaduras nas ocasiões de pedal na chuva. Junto com a água que molha sua bermuda, pode vir areia ou terra. Aliado a esses agressores, a umidade e o calor são prato cheio para as bactérias detonarem sua pele. Os cremes anti atrito específicos para atividade esportiva ajudarão na prevenção delas. A falta dele na sua rotina pode tornar seu pedal muito doloroso. Escolha versões que são mais viscosas e resistentes à água para maior eficácia.

Boné de ciclista
Use um boné de ciclista (aquele de pano que pode ser enrolado e levado no bolso) por baixo do capacete. Ele te dará conforto térmico e evitará que a chuva molhe seus óculos, permitindo que você fique com eles no rosto e proteja os olhos. Se não houver condições de utilizar os óculos, o boné defenderá seus olhos da água evitando a perda de visibilidade.

Lubrificantes
Se gosta de usar lubrificante tipo cera, certifique-se que sua corrente já esteja bem saturada com o mesmo. Não adianta colocar uma corrente cujo tratamento com cera se iniciou no mesmo momento em que a chuva começou a cair que ela não aguentará a umidade. Se preferir óleo úmido busque os mais viscosos e com características que o tornem mais resistentes à água.

Em alguns casos extremos mecânicos chegam a colocar graxa na corrente. Para quem precisa pedalar na chuva (atletas ou quem usa a bike no dia a dia) pode ser uma boa ideia preparar a bike para a temporada de mau tempo. Leve-a para revisão e peça na oficina que utilizem lubrificantes adequados para o tempo severo. Dessa forma você preserva sua máquina durante o período de tempo inclemente.

Para-lamas
Existem diversos tipos de para-lamas, uns mais leves e minimalistas e outros com mais cobertura. Eles podem fazer sua pedalada na chuva bem mais agradável, especialmente quando a intensidade aumenta.

Proteja seus pertences 
Pequenos envelopes plásticos estanques, sacos Ziploc (sem furos) ou outros recursos, devem ser utilizados para proteger seus pertences como – carteira, celular e outros itens sensíveis à água.

Sapatilhas
Sob chuva intensa, proteja os pés com botas impermeáveis para sapatilha, além de manter seus pés aquecidos e secos ela aumenta a vida útil do equipamento.

Freie antes
É essencial antecipar suas freadas, em condições de chuva a distancia de frenagem aumenta.

Cuidado com os escorregões
Evite as faixas de pedestre ou faixas pintadas na pista e folhas secas, elas são escorregadias e imprevisíveis. Tampas de bueiro, trilhos de trem ou grelhas metálicas devem ser percorridas com o máximo cuidado, sempre com as rodas perpendiculares e numa trajetória que percorra o mínimo possível suas superfícies escorregadias quando molhadas.
Cuidado com as sapatilhas ao caminhar sobre piso escorregadio. As de estrada, com seus tacos em plástico, ficam especialmente perigosas. Se possível use um cobre tacos para aumentar a aderência.

Depois do pedal
Leve a bicicleta para manutenção. Ela precisa ser lavada, seca e lubrificada corretamente para evitar danos aos componentes e aumentar sua vida útil.

Não guarde os equipamentos úmidos. Deixe o capacete arejar, tire o excesso de sujeira das roupas e coloque-as de molho por algum tempo, lavando as em seguida. As sapatilhas úmidas podem secar-se mais rapidamente se colocadas atrás de uma geladeira – remova as palmilhas se possível para facilitar a secagem.

Pedalar na terra
Não sou muito partidário de pedalar fora de estradas pavimentadas quando São Pedro abre as torneiras. Porém, se você realmente quer encarar o barro, escolha bem onde irá pedalar. Solos mais arenosos, pedregosos ou com superfície forrada por folhagens e outros elementos que caem das arvores, geralmente são bastante amigáveis quando úmidos.

Alguns tipos de terra batida não recoberta por limo e com bom escoamento de água também são mais fáceis de percorrer sob chuva ou quando úmidos. Evite os pisos que tem argila na sua composição, esse tipo de solo gruda nos pneus e na bike, travam as rodas, inutilizam componentes e prejudicam o seu role porque destroem sua bike.

Enfrente somente quando não há alternativa, por exemplo, se saiu no seco e choveu no meio do caminho ou em uma competição. Vale lembrar que uma pedalada longa no barro reduz o intervalo de manutenção drasticamente. Dependendo do tipo de solo e tempo exposto aos elementos, é possível que a bike tenha que passar por uma revisão geral mesmo que isso tenha sido feito recentemente.

Atenção: em caso de tempestade não pratique nenhum esporte ao ar livre!

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