EventosPower News

CIMTB 2020 ETAPA ARAXÁ RESUMO

CIMTB Michelin 2020 
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI). Fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Os atletas percorreram o tradicional percurso de Cross Country Olímpico (XCO) em torno do Tauá Grande Hotel.

Categorias

Junior

A geração que cresce no MTB foi um dos destaques da CIMTB Michelin.

A disputa na categoria Júnior Masculino e Feminina mostra a evolução dos atletas.

A grande campeã na categoria Feminina Junior, Giuliana Morgen, que pedala pensando no futuro e mostra seu diferencial.

Ela completou a prova com mais de 12 minutos de vantagem em relação à segunda colocada, Lorena Ranchel Marques Ferras.

Giuliana avaliou o que a faz ter esse desempenho.

“Eu tenho um objetivo muito grande e olho muito além. Então, tento treinar para bater a Sub-23 e Elite. Isso tem uma diferença para mim e acredito que é o que me traz esses resultados”

Conta Giuliana Morgen.

No Masculino Alex Malacarne também levou com vantagem. Ele que se prepara para disputar o pan-americano no próximo mês e fez o balanço da prova.

“O circuito da prova de 2020 está muito bem trabalhado nas curvas e nos saltos. A disputa foi ótima. Abri uma vantagem na primara volta e consegui me distanciar e manter firme sem cometer nenhum erro. Fiquei feliz com a minha performance. Quero continuar nesse ritmo e melhorar para o pan-americano”.

Conta Alex Malacarne.

Super Elite

O Tauá Grande Hotel mais uma vez foi palco para Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Raíza Goulão (Cotinthians Audax Bike Team) mostrarem todo o seu potencial neste domingo (8) em Araxá.

Registro CIMTB

Apesar da forte chuva na noite anterior, a prova ocorreu sob o sol forte e isso não foi um problema para os atletas da Super Elite, nem para a torcida que acompanhou os melhores trechos do trajeto.

Avancini cravou a prova com 1h29m28s, seguido pelo chileno Martin Vidaurre Kossmann (Lexware Mountain Bike Team) que fez em 1h30m27s e o Ulan Bastos Galinski (Caloi Team) em 1h30m28s.

Entre as mulheres, Raíza não deu espaço para as adversárias. Ela terminou com 1h13m28s, logo atrás a argentina Agustina Maria Apaza (1h14m39s). Em terceiro, Letícia Cândido (Specialized Racing BR) completou em 1h15m00s.

A prova foi de seis voltas para a Elite Masculina e não teve para ninguém.

Logo no início, Avancini abriu liderança e manteve até o final.

“A maratona no terceiro dia fez uma grande diferença, o desgaste foi maior que no ano passado, então os atletas que estavam mais consistentes foram os que conseguiram se sair bem. O meio do pelotão teve mais variações que o normal. Agora vou seguir motivado, preparado e animado para essa temporada”

Henrique Avancini comenta.

O segundo colocado do XCO, Martin Vidaurre que é Sub23 concluiu a etapa em 4º lugar. Esta é a segunda vez que Martin compete na CIMTB Michelin.

“Gosto muito de competir aqui mas não gostei muito de como eu comecei. O ano está no início e dia após dia fui melhorando. Terminar com o quarto lugar geral é muito bom. A CIMTB é uma festa para mim. Nunca vejo tantas pessoas, nem mesmo em uma Copa do Mundo, na minha categoria. Para mim é muito especial”.

Martin Vidaurre relata.

Super Elite Feminina

Raíza Goulão liderou a prova e manteve a vantagem desde a primeira volta.

“Eu não esperava esse resultado, mas hoje foi engraçado, me senti muito conectada com a minha bike, com a pista e, independente do resultado, saber que o meu corpo está respondendo após um ano de trabalho duro em busca da recuperação é gratificante. A cada volta eu só queria fazer força e desconectar pra conseguir fazer a prova. É a primeira vez que eu ganho a camisa de líder na CIMTB, já fui campeã em algumas etapas mas não na geral. Então está tendo um gostinho especial. Dedico a todas as mulheres”.

Conta Raíza Goulão.

A argentina Agustina Apaza já conhece bem a prova de Araxá, ela foi campeã em 2017 e neste ano conquistou a segunda colocação.

“Esta prova é única em nível de organização e alto nível dos competidores. Gostei do meu resultado e acho que fiz uma corrida muito boa. A CIMTB é um exemplo para as competições na argentina e referência para os principais eventos da América Latina”.

Agustina Apaza conclui.

Resultados Gerais

No masculino, Avancini foi líder absoluto em todos os estágios com o acumulado de 4h41m35a, seguido do colombiano e campeão Mundial Hector Paez com 4h47m35s.

“Estou contente em estar pela primeira vez nessa cidade muito bonita, estou feliz também pela minha pontuação nesta competição que tem muita peso para o calendário, eu não sou especialista em maratona e isso me prejudicou um pouco mas no final foi bom”.

Comenta Hector Paez.

Para completar na terceira colocação ficou Ulan Bastos que fechou com 4h48m23s.

Raiza Goulão recuperou durante a etapa.

No Contrarrelógio ela ficou com a 5º colocação, no Short Track ela foi vice-campeã e conseguiu levar a melhor na Maratona e precisava de mais de 30 segundos de vantagem para recuperar.

Raíza superou o tempo que era necessário e terminou com mais de um minuto à frente da argentina Paula.

Ela conseguiu o tempo acumulado de 5h09m44s, Paula Quiros com 5h10m51s e Agustina Apaza  fechou a etapa com 5h12m30.

“Já estive em Araxá três vezes e essa foi a melhor. Estou melhor preparada e fiquei feliz com o resultado geral. A CIMTB é de um nível muito alto e representa muitos pontos. É um ano olímpico e a participação foi muito importante para se manter no ranking”

Comentou Paula Quiros.

Talvez você tenha interesse em dar uma espiadinha nos resultados gerais da prova. Clique aqui.

Curiosidades

CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO PREMIA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DURANTE A CIMTB

Cerca de 10 mil alunos de escolas da rede municipal de ensino de Araxá participaram do Concurso de Redação e Desenho da CIMTB Michelin na tarde desde domingo (08).

A campanha em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá tem o objetivo de estimular a criatividade e disseminar os benefícios da bike, além de incentivar a prática do esporte.

Para participar os estudantes produziram uma redação e um desenho com o tema: “Pise no pedal e seja feliz”, e os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com uma bike da Groove, as demais colocações ganharam livros de escritores araxaenses.

“Já estamos com essa parceria há cinco ano e essa bike é um incentivo. Nós acreditamos nas novas gerações e foi uma forma que vimos de representar isso”

ressaltou Sérgio Gallo da Groove, patrocinadora da ação.

A vencedora na categoria desenho foi a aluna Kimberlyn Thaionara Santos do Nascimento da Escola Municipal Manoela Lemos, orientada pela professora Ester de Brito Silveira.

Já na redação venceu a estudante Jhenifer Lopes Ferreira, da Escola Municipal Dona Gabriela, com o apoio da professora Eliane Borges Soares Afonso.

“Minha inspiração para escrever é a alegria que eu sinto quando eu ando de bicicleta, vou aproveitar muito minha bicicleta nova, estou muito feliz de ter ganhado porque escrevi minha redação com todo o coração”

Contou Jhenifer Lopes Ferreira.

Fonte de informação: CIMTB

Fotos : CIMTB

Share:

Deixar uma resposta