PedaleSpeed - Estrada

Ciclovia Marginal Pinheiros

São duas ciclovias que seguem o rio Pinheiros, uma do lado dos trilhos do trem e outra no lado oposto. A primeira tem segurança, banheiros e bebedouros. Seu inicio é na Estação Grajaú e o final no Parque Villa Lobos, porem 4,5km da pista encontram-se interditados para obras.

O trecho fechado vai da estação Granja Julieta até a Vila Olímpia. Portanto quando a interdição começa é preciso atravessar a ponte e pedalar do outro lado por um período. Se você não quiser parar o pedal para atravessar o rio, deve fazer um treino bate e volta nas partes que estão livres.

São ao todo seis locais de acesso à essa pista, o primeiro é o da Ponte Cidade Universitária, onde é possível esticar o treino pra dentro da USP; logo depois na passarela Parque do Povo; na Estação Santo Amaro; passarela da EMAE, que já existia, junto à estação Vila Olímpia; através da estação Jurubatuba e por último Na Av. Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo.

Os postos de atendimento ao usuário se encontram na Av. Miguel Yunes, Vila Olímpia, Santo Amaro, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré.

A segunda pista não é restrita a ciclistas, não possui infraestrutura de apoio e tem fácil acesso através de muitos pontos da marginal o que aumenta o risco de assaltos. Seu inicio é na ponte do Socorro e vai sem interrupções até a ponte Cidade Jardim. Caso opte por esse lado prefira roles em grupo e em horários de maior movimento.

A ciclovia funciona das 5h as 19h30 todos os dias da semana. Carros e motos de manutenção podem passar por ali vez ou outra. Se atente as regras de circulação para pedalar por lá.

É importante acima de tudo respeitar o meio ambiente, os animais silvestres que moram nas margens do rio e as pessoas que estão em ritmo mais leve. Lembre-se que a ciclovia também é utilizada para passeio e transporte, a média de frequência é de 48 mil ciclistas lá todo mês.

Share:

Deixar uma resposta