Mountain BikePedale

Paranapiacaba

A cidade histórica é patrimônio cultural e natural, quando estamos na vila de Paranapiacaba é como uma viagem no tempo. Pequena entre as vastas montanhas e matas fechadas da serra do mar o local é ponto de partida para diversas trilhas. Trilha do Canto da Araponga, a famosa subida da Estrada do Taquarussu, Trila da Torta, entre outras. Algumas são para percorrer a pé, mas ainda sobram outras várias para fazer de magrela.

Uma delas é a trilha do Caminho do Sal que tem 53,4km e é dividida em três partes. A primeira é o Caminho de Sanzalá, usado no século XVI para transportar sal e, mais tarde, pedras preciosas sem pagar impostos a coroa. O percurso passa pela represa, tem trajeto de montanha e mirante com vista para o mar. São 15,5km que se iniciam na Rodovia Caminho do Mar e termina no encontro da Estrada de Mogi das Cruzes com a SP-122.

Ali então tem inicio os 10km do Caminho dos Carvoeiros, parte considerada mais fácil do trajeto e tem seu fim na Vila de Paranapiacaba. Saindo da vila começa o trecho de Bento Ponteiro, aberto pelo comerciante que saiu de Mogi para ir morar na parte alta de Paranapiacaba, em Santo André. Esta é a parte de maior dificuldade técnica devido às subidas da Serra, mas o esforço vale a pena levando em conta que vai estar em mata fechada e intocada.

O local é de fácil acesso via transporte público, a Vila fica a cerca de 15km da estação Rio Grande da Serra na Linha 10 Turquesa da CPTM. Para quem vai de carro é indicado que os veículos sejam deixados na Vila, próximo a estabelecimentos comerciais como restaurantes e lanchonetes. Mas atenção, não é permitida a travessia das passarelas pedalando, o correto é atravessar a pé. Não há lugares para comprar alimento, bebida ou resgate mecânico nas trilhas, se preparem para não passar por dificuldades. Lembrando que pedalar em grupo é mais divertido e seguro.

Share:

Deixar uma resposta