Arthur MarcondesColunistasPower News

Introdução à psicologia esportiva

Falar sobre psicologia do esporte nem sempre é fácil. Isto porque, se por um lado é quase unânime entre atletas e treinadores, a importância da “cabeça”, do “estado mental” ou do “psicológico” para um bom desempenho esportivo, por outro lado, esse conceito é vago o que dificulta a compreensão da abrangência da psicologia do esporte e todas as contribuições que ela pode trazer a atletas de todos os níveis.

Uma das melhores formas de diminuir a distância entre o conhecimento teórico dos profissionais e a necessidade e compreensão dos atletas, é ilustrar através de exemplos e fatos como a relação entre os pensamentos, emoções e comportamentos influencia seu desempenho no esporte e na atividade física. Desta forma conseguimos ver na prática como essa se estabelece e como os conceitos discutidos se aplicam no dia a dia de treinos. Assim facilita-se o entendimento do que é a “preparação mental” tão necessária em qualquer modalidade esportiva.

Alguns dos relatos mais ricos em termos de conteúdo para discussão e análise que acompanhei recentemente, estão nos diários do Ironman publicados pelo site MundoTri. Nestes, seis atletas amadores e profissionais nos contaram muito além de sua rotina de treinamento. Eles descreveram como se sentiam, o que pensavam, como lidavam com suas dúvidas, medos, inseguranças e como sua preparação em função de um objetivo maior lhes transformou como atletas e pessoas.

Foram descritos de formas muito ilustrativas conceitos de estabelecimento de metas, motivação, foco, concentração, tomada de decisão, confiança, controle de ansiedade, organização, entre outros, assim como as técnicas utilizadas por eles para desenvolver estas habilidades.

Tenho certeza que o mesmo irá ocorrer com os atletas que começam a escrever os diários para Kona. E porque não aproveitar estes relatos para mostrar como a tão falada força mental se desenvolve nos atletas e se ela se desenvolve, pois muitas vezes é considerada como algo que você tem ou não tem algo que já se nasce com.

Mas, na prática muitas vezes sem se dar conta as relações, experiências, desafios, superações de cada dia, cada treino e obstáculo, desenvolvem os mecanismos mentais necessários para que esta força mental se transforme em decisões, ações e emoções positivas que irão potencializar o desempenho de cada um.

O objetivo deste e dos textos que estão por vir não é analisar, apontar acertos e erros, ou realizar qualquer julgamento de suas atitudes. A proposta é através dos relatos como um todo, mostrar como coisas que na maioria das vezes não são feitas de forma consciente e que talvez até já façam parte da rotina dos atletas, são ferramentas psicológicas poderosas na busca por seus objetivos.

Fico à disposição de todos os leitores para qualquer dúvida, comentário e sugestão assim tornaremos este processo mais rico e produtivo para todos. Troca de experiências é tudo!

Bons treinos e grande abraço a todos!

 

Arthur Marcondes – Triatleta e Psicólogo esportivo.

Share:

1 comment

Deixar uma resposta